Na indústria automotiva, nem todos os carros nascem como projetos excelentes. Frequentemente, é necessário dar tempo para que o projeto seja maturado, que correções de trajeto sejam implementadas ou, em alguns casos, que um desenvolvimento quase milagroso em uma nova geração aconteça.
Pensando nisso, reunimos cinco carros que passaram por uma transformação completa, evoluindo drasticamente de uma versão para outra, mudando da água para o vinho.
Jeep Compass: do esquecimento ao sucesso global
Se há um modelo que a Jeep faria questão de apagar do seu passado, é o Compass de primeira geração. O SUV tinha uma plataforma compartilhada com o Mitsubishi Lancer, um motor aspirado de desempenho fraco, um câmbio CVT que era fonte de problemas constantes e um design que estava longe de ser atraente.
No entanto, a segunda geração evoluiu de tal forma que se tornou um sucesso de vendas global. A mudança foi tão significativa que o modelo antigo caiu completamente no esquecimento, dado o salto de qualidade e modernidade da versão atual.
Fiat Titano: a transformação mecânica que fez a diferença
Provando que transformações radicais são possíveis, a Fiat Titano passou por uma evolução notável. A caminhonete, em sua versão inicial, era criticada por ter uma dirigibilidade ruim, com sacolejos excessivos em praticamente qualquer situação. Somavam-se a isso um motor considerado fraco, um câmbio indeciso e uma direção pesada.
Apesar de não ter mudado seu visual externo, toda a sua mecânica foi extensivamente revisada. O resultado é que, no que diz respeito ao seu comportamento dinâmico e desempenho, a Titano atual é praticamente um carro novo, corrigindo os principais pontos fracos de sua versão anterior.
Ford Fiesta: a convivência de extremos
O Ford Fiesta apresenta uma história peculiar em comparação com outros modelos desta lista, pois duas gerações diferentes conviveram no mercado brasileiro, mas com diferenças brutais entre elas. O Fiesta RoCam manteve-se como um carro de entrada da marca, com construção mais simplória, acabamento interno ruim e uma mecânica considerada defasada.
Em um contraste completo, o New Fiesta chegou ao mercado sendo totalmente moderno, apresentando uma dinâmica de condução invejável, um visual atraente e um projeto globalmente mais atualizado, estabelecendo um abismo de qualidade em relação ao seu antecessor.
Volkswagen Gol: do G4 ao salto do G5
É um consenso entre os brasileiros que o Gol G4 é frequentemente citado como um dos piores carros já produzidos pela Volkswagen no Brasil. Ele utilizava uma plataforma ultrapassada, tinha um visual sem inspiração e um acabamento interno criticado por sua simplicidade extrema.
Contudo, a marca deu um salto gigantesco ao lançar a terceira geração (popularmente chamada de G5). O novo Gol se tornou muito mais moderno em seu design e equipamentos, oferecendo uma experiência de direção melhorada e um projeto de carroceria mais atualizado, marcando uma evolução notável para o popular modelo.
Honda WR-V: de subcompacto a SUV completo
O Honda WR-V original nasceu como um SUV subcompacto, sendo um derivado direto do monovolume Fit. Ele ajudou a ditar uma tendência de mercado que rapidamente foi seguida por outros modelos, como Renault Kardian, Fiat Pulse, Fastback, Volkswagen T-Cross e Nivus.
A nova geração do WR-V trouxe uma mudança de conceito. Agora, ele adota uma silhueta de SUV mais tradicional, oferece um espaço interno significativamente maior e, como um diferencial, possui a maior garantia oferecida dentre todos os modelos da Honda no Brasil, consolidando-se como um carro muito mais completo e robusto.
CuriousMind
outubro 28, 2025 at 9:40 am
Really well-structured and easy to follow.