As montadoras têm demonstrado crescente atenção ao público PcD (Pessoa com Deficiência), oferecendo versões de veículos com preços competitivos. Para que um modelo se qualifique para a isenção total de impostos, seu preço de tabela deve ser limitado a R$ 120 mil. Pensando nisso, selecionamos cinco opções de sedans 0km que se enquadram nesses critérios de compra especial, detalhando motorização, dimensões, itens de série e consumo.
É importante ressaltar que os valores apresentados são os oficiais de tabela das montadoras. O preço final, já com a aplicação dos descontos para PcD, deve ser consultado e negociado diretamente nas concessionárias.
Hyundai HB20S Limited MT – R$ 105.290
Com um preço bastante abaixo do teto de R$ 120 mil, o Hyundai HB20S na versão Limited com câmbio manual se apresenta como uma excelente opção. Este sedan compacto sul-coreano mede 4,32 m de comprimento e possui 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas se destaca na categoria com capacidade para 475 litros.
Sob o capô, o modelo conta com o motor 1.0 aspirado Kappa flex tricilíndrico, que entrega 80 cv e 10,2 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
O consumo com etanol é de 9,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Com gasolina, as médias sobem para 13,4 km/l (urbano) e 15,4 km/l (rodoviário). Entre os equipamentos de série, a versão inclui rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor crepuscular, painel de instrumentos digital, Isofix e freios ABS. Vale notar que as configurações com câmbio automático e motor turbo superam o limite de preço, ficando acima dos R$ 126 mil.
Volkswagen Virtus Sense MT – R$ 109.990
Outra opção acessível para o público PcD é o Volkswagen Virtus Sense, que também se enquadra no limite de R$ 120 mil, mas, assim como o HB20S Limited listado, exige o uso do câmbio manual. No entanto, ele oferece uma motorização mais potente: um motor 1.0 turbo flex que desenvolve 116 cv e 16,8 kgfm. O Virtus é um sedan maior, com 4,56 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, além de um generoso bagageiro de 521 litros.
As médias de consumo com etanol são de 9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Com gasolina, o veículo atinge até 13,2 km/l (urbano) e 15,8 km/l (rodoviário). A lista de itens de fábrica inclui seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, faróis e DRL’s em LED e um painel de instrumentos de oito polegadas. A versão automática mais em conta do Virtus já ultrapassa o teto de isenção, custando R$ 129.990.
Honda City LX – R$ 117.500
Fechando o trio de modelos com preço mais próximo do limite, o Honda City LX é o primeiro da lista a oferecer transmissão automática, do tipo CVT. O City, que recentemente passou por atualizações visuais, é impulsionado por um motor 1.5 aspirado flex com injeção direta, entregando 126 cv e 15,8 kgfm. Em termos de dimensões, ele tem 4,57 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos e um porta-malas com capacidade de 519 litros.
O consumo com etanol é de 9,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Com gasolina, as médias ficam em 12,8 km/l (urbano) e 15,5 km/l (rodoviário). O City LX vem equipado com central multimídia, partida por botão, banco traseiro bipartido, ar-condicionado, câmera de ré, seis airbags e freios ABS com EBD.
Nissan Versa Sense – R$ 117.990
O Nissan Versa Sense é um dos sedans 0km mais competitivos do mercado e se posiciona como uma opção válida para a compra PcD. Seu conjunto mecânico é composto pelo motor 1.6 aspirado flex de 113 cv, combinado com o eficiente câmbio automático CVT Xtronic. O modelo tem 4,49 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e seu porta-malas acomoda 466 litros.
No que tange ao consumo com etanol, as médias são de 7,9 km/l em ciclo urbano e 10,5 km/l em ciclo rodoviário. Abastecido com gasolina, ele marca 11,5 km/l (urbano) e 15 km/l (rodoviário). Seus principais atrativos em equipamentos são ar-condicionado, direção elétrica progressiva, piloto automático, faróis de neblina e central multimídia.
Chevrolet Onix Plus Sem Nome turbo – R$ 118.990
Encostando no limite de R$ 120 mil, o Chevrolet Onix Plus também se qualifica para a compra PcD. Esta versão, que busca competir com rivais como o Fiat Cronos, utiliza o motor 1.0 turbo flex de 115 cv e 16,8 kgfm, acoplado a um câmbio automático convencional de seis marchas.
O Onix Plus tem 4,48 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, com um bagageiro de 500 litros. De série, o modelo oferece seis airbags, Isofix e assistente de partida em rampas. Outros destaques são a partida por botão, chave presencial e rodas de aço de 15 polegadas com calotas. O consumo com etanol é de 8,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são de 12,2 km/l (urbano) e 16 km/l (rodoviário).