Um dos lançamentos mais esperados da Toyota é o SUV robusto que pode ser o sucessor espiritual do Bandeirante. Trata-se do novo FJ Cruiser, que promete um visual mais quadrado e grande capacidade para enfrentar trilhas off-road. Sua chegada ao mercado está prevista para 2026, mas os primeiros detalhes e a revelação do conceito devem ocorrer em breve, com a possibilidade de uma motorização semi-híbrida inédita no Brasil.
Detalhes da revelação e produção
A publicação japonesa Mag-X revelou que a prévia do novo SUV da Toyota pode ser apresentada no próximo dia 20 de outubro. O nome final ainda não está definido, mas ele pode ser batizado de Land Cruiser FJ. A produção do novato está programada para ocorrer na Tailândia, e ele deve compartilhar diversos componentes com a caminhonete Hilux Champ.
Design e estrutura: um visual retrô e parrudo
O novo modelo terá um design mais reto e conservador, remetendo ao estilo do conceito Compact Cruiser. A Toyota busca transmitir uma imagem mais parruda, semelhante à do SW4. O visual deve incluir para-brisa quase reto, para-choques encorpados, caixas de rodas bem demarcadas, saias laterais salientes e pneus off-road. É provável que o estepe fique preso à tampa do bagageiro.
O SUV deve apresentar boa altura em relação ao solo para auxiliar no uso fora-de-estrada. Em vez de usar a arquitetura dos Land Cruiser maiores, o futuro FJ Cruiser pode ser montado sobre a plataforma IMV-0, a mesma utilizada pela Hilux e SW4. A estrutura deverá ser do tipo chassi sobre longarinas. Em termos de dimensões, o veículo deve ter cerca de 4,50 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos.
Motorização com novidades para o Brasil
O conjunto mecânico do novo Toyota Bandeirante permanece em sigilo. As opções especuladas incluem o motor 2.7 a gasolina, de quatro cilindros, com câmbio automático de seis marchas, ou o já conhecido 2.8 turbo diesel. Na Índia, este propulsor diesel entrega 204 cv e 51 kgfm de torque.
Entretanto, há a chance de o FJ Cruiser adotar o sistema semi-híbrido (híbrido-leve). Esta tecnologia, já em uso na Europa, associa o motor 2.8 a um gerador elétrico e uma bateria de 48V. O objetivo é reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes, além de atender às normas internacionais. A tração 4WD deve ser de série em todas as motorizações.
Lançamento e posicionamento no mercado
O lançamento oficial do novo SUV off-road da Toyota é esperado para meados de 2026, inicialmente focado nos mercados japonês e asiático. Até o momento, não há confirmação da sua chegada aos Estados Unidos, Europa ou Brasil. Caso fosse vendido no mercado brasileiro, ele poderia se posicionar acima do Corolla Cross e abaixo do SW4.