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Yamaha Aerox 155 no Brasil? Entenda o registro da scooter esportiva no INPI

A scooter Yamaha Aerox 155 é um modelo primariamente vendido em mercados do Sudeste Asiático onde a Yamaha NMax 160 (o modelo vendido no Brasil) não é comercializada. Nesses países, uma scooter com mais de 125 cilindradas já é considerada uma “maxi-scooter”. Diante disso, a notícia do registro da moto no Brasil pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) levantou questões sobre a sua possível chegada.

Registro no INPI e semelhanças mecânicas

As imagens da Yamaha Aerox 155 registradas no INPI, após o pedido da marca, revelaram uma notável semelhança mecânica com a Yamaha NMax 160, que é produzida na linha de montagem da marca em Manaus (AM). Esse registro pode indicar que a Yamaha está se precavendo contra cópias indevidas no mercado brasileiro.

Design e proposta visual

Apesar das similaridades mecânicas, a Aerox 155 apresenta um visual mais agudo e esportivo em comparação com as linhas mais limpas da NMax 160, que também é vendida na Europa. Em mercados como o filipino e o indiano, a Aerox é divulgada como uma “maxi-scooter esportiva”.

Mesmo com propostas visuais distintas, alguns componentes são compartilhados, mostrando que a Yamaha utiliza a mesma base em dois “pacotes” diferentes. Peças como as rodas de liga leve e os componentes de suspensão são idênticos nos modelos Aerox 155 e NMax 160.

Motorização idêntica e números de desempenho

As coincidências se estendem à motorização. Embora os nomes possuam numerais diferentes, o motor é exatamente o mesmo nas duas scooters da Yamaha.

Especificações técnicas do motor

É um monocilíndrico de 155 cm³ (com 58 mm de diâmetro e 58,7 mm de curso), arrefecido a líquido e com injeção eletrônica de combustível. O cabeçote utiliza um comando único acionado por corrente (SOHC) para acionar 4 válvulas (duas de admissão e duas de escape).

A entrega de força também não muda: a Yamaha Aerox 155 oferece 15 cv de potência e 1,4 kgfm de torque, números idênticos aos da NMax brasileira. A Aerox já está preparada para usar E20 (gasolina com 20% de etanol). O câmbio automático CVT também é compartilhado por ambas.

Preços e cenário de mercado no Brasil

Uma grande diferença entre os modelos está nos valores praticados em seus respectivos mercados. A Yamaha Aerox 155 é vendida por 138.075 rúpias na Índia, o que equivale a cerca de R$ 8,2 mil em conversão direta. No Brasil, a Yamaha NMax 160 2025 é comercializada por R$ 22.890 (sem contar o frete).

A possibilidade de a Yamaha vender a Aerox 155 no Brasil junto com a NMax 160 é considerada baixa. Por terem bases muito similares e serem voltadas a públicos com pouca distinção, seriam produtos redundantes se vendidas simultaneamente no mercado nacional. O registro da Aerox no INPI, portanto, pode ser apenas uma medida de proteção industrial contra cópias.

1 Comment

1 Comment

  1. NAERTERHTE1290810NEYRTHYT

    outubro 18, 2025 at 10:50 pm

    METYUTYJ1290810MAMYJRTH

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