Motos

CFMoto V4 SR-RR: a superbike chinesa de 1.000cc com mais de 210cv

A CFMoto marcou presença de forma enfática no EICMA 2025 ao apresentar o protótipo V4 SR-RR. Esta superesportiva de 1.000 cm³ é o projeto mais audacioso da fabricante chinesa e demonstra a clara intenção da marca de competir no segmento de alta performance. O modelo não é apenas uma amostra de design, mas sim uma declaração de que a China está pronta para disputar as primeiras posições no mercado de superbikes.

Tecnologia aerodinâmica de ponta

O visual da V4 SR-RR é notavelmente agressivo, caracterizado por uma carenagem afilada e recortes precisos. O grande destaque tecnológico fica por conta das asas dianteiras ativas. Este aparato, acionado por motores elétricos, é mais do que um detalhe estético; ele ajusta seu ângulo em tempo real para otimizar o desempenho aerodinâmico.

O sistema opera de forma inteligente, criando downforce — força vertical descendente — em momentos cruciais como curvas e frenagens. Em alta velocidade, especialmente acima dos 300 km/h, ele atua para reduzir o arrasto, maximizando a velocidade final. Embora esta tecnologia seja de ponta e vista em protótipos, a expectativa é saber o quanto deste sistema sofisticado será mantido na versão de produção.

Potência de superbike e arquitetura de MotoGP

No coração da V4 SR-RR está um novo motor V4 de 997 cm³. Este propulsor foi projetado com um virabrequim contrarrotante, uma característica que melhora a agilidade e a estabilidade da motocicleta. A potência declarada para este motor é superior a 210 cv.

A arquitetura do chassi também merece destaque, pois segue o padrão das pistas de MotoGP: o motor é parte integrante da estrutura, conectando o quadro diretamente aos cilindros traseiros.

Para completar o pacote de competição, o protótipo V4 SR-RR está equipado com freios e suspensões de alto desempenho, além de um sistema de escape Akrapovič construído em titânio, que atesta o acabamento e a seriedade do projeto. Com a V4 SR-RR, a CFMoto encerra o capítulo em que era apenas uma observadora e assume seu lugar na linha de frente do desenvolvimento de superbikes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top