Carros emblemáticos e importantes marcaram a história do mercado brasileiro, despertando uma forte nostalgia e o desejo de retorno em muitos consumidores. Modelos da chamada “era de ouro” da Chevrolet, como Corsa, Astra e Vectra, estão entre os mais lembrados. No entanto, é praticamente certo que esses veículos nunca mais voltarão com o emblema da gravata dourada.
A razão para isso é que os direitos de uso dos nomes Corsa, Astra, Meriva, Zafira, Vectra, Kadett e Omega pertencem à Opel, que não faz mais parte da General Motors (GM) desde 2017.
O passado europeu dos Chevrolet brasileiros
A Opel foi a primeira marca europeia adquirida pela GM, em 1929, e permaneceu no grupo até 2017. Durante décadas, especialmente no Brasil, muitos veículos da Chevrolet eram, na realidade, modelos desenvolvidos pela Opel e apenas rebatizados com o logo da Chevrolet.
Esse intercâmbio foi tão intenso que, nos anos 1990, os emblemas da Chevrolet eram frequentemente inseridos em uma moldura circular para facilitar a adaptação aos espaços originalmente projetados para os logotipos da Opel. Foi assim que o mercado brasileiro recebeu ícones como Corsa, Astra, Omega, Vectra, Meriva e Zafira, todos oriundos de projetos da Opel. Vale ressaltar que, desses, apenas a Meriva teve um desenvolvimento substancial no Brasil que foi aproveitado pelos europeus; o restante dos modelos teve forte participação da GM do Brasil em seus projetos.
A Opel agora é da Stellantis
A grande questão que impede o retorno desses nomes sob a marca Chevrolet é a mudança de propriedade da Opel. Em 2017, a Opel foi vendida pela GM para o grupo PSA. Posteriormente, em 2021, o grupo PSA se uniu ao grupo FCA para formar a Stellantis.
Com essa fusão, a Stellantis, que já detém marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep, tornou-se a proprietária dos nomes dos carros mais emblemáticos da GM no Brasil. Isso significa que, legalmente, nomes como Corsa e Astra pertencem agora ao mesmo grupo que controla a Fiat e a Peugeot.
Há alguma chance de retorno?
A única possibilidade de vermos modelos como Corsa ou Astra no Brasil novamente seria se a Stellantis resolvesse introduzir a marca Opel no mercado nacional. No entanto, essa é uma perspectiva improvável no momento.
O grupo Stellantis está em um processo de reestruturação de suas marcas francesas (Peugeot e Citroën) no Brasil e recentemente anunciou a chegada da chinesa Leapmotor ao país. Não há, no curto prazo, espaço ou interesse em introduzir uma nova marca que poderia ser redundante, especialmente em relação à Peugeot.
Além disso, modelos históricos como Omega, Vectra e Meriva são considerados nomes “enterrados” pela Opel. Embora o nome Zafira ainda sobreviva no catálogo da Opel, ele é usado em uma versão de passageiros da van Fiat Scudo, vendida com um posicionamento ligeiramente mais luxuoso.
Portanto, como veículos da Chevrolet, esses nomes icônicos estão permanentemente fora do alcance da General Motors no Brasil.