O Sandero, apesar de descontinuado no Brasil, mantém-se firme e como um sucesso de vendas no mercado europeu sob a marca Dacia. Com mais de 300 mil unidades comercializadas no ano passado, a Dacia apresentou uma reestilização para a linha 2026 e a grande novidade de um motor híbrido.
Design atualizado e fim do emblema
Os modelos da nova linha — Sandero, Stepway, Logan e a perua Jogger — receberam retoques visuais. A dianteira exibe novos faróis e uma grade atualizada. Nas laterais, as versões de entrada adotaram novas calotas para as rodas de aço, enquanto as mais caras contam com rodas de liga-leve.
Na traseira, as lanternas de LED trazem um moderno efeito pixel, que acompanha o redesenho dos LEDs diurnos frontais. O Stepway, com sua pegada aventureira, ganhou uma faixa preta que interliga a tampa do porta-malas. Uma mudança notável é a substituição do emblema da marca pelo nome Dacia escrito por extenso em todos os carros. A perua Jogger mantém suas lanternas verticais, que remetem a SUVs sofisticados, como os da Volvo.
As cores amarelo Âmbar e Arenito foram adicionadas à paleta de cores.
Cabine mais tecnológica e segura
O interior dos modelos 2026 está mais moderno e equipado. De série, todos vêm com uma central multimídia de 10 polegadas flutuante com Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto, visualmente semelhante à tela utilizada no Renault Kardian brasileiro. O volante multifuncional e o painel de instrumentos digital são outros destaques que seguem o padrão do SUV da Renault.
As versões mais completas incluem:
- Carregador de celular por indução.
- Câmeras multivisão.
- Retrovisores rebatíveis.
- Faróis automáticos.
Todos os modelos Dacia 2026 também trazem pontos de ancoragem para cabide, sacola e suporte para celulares. No quesito segurança, a linha passou a contar com frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres, motociclistas, ciclistas e veículos, além de alerta de atenção do condutor.
Motorização inédita e o conjunto híbrido
A principal novidade da linha 2026 é a estreia do conjunto híbrido, que equipará inicialmente o Jogger e o Stepway.
Detalhes do sistema híbrido
O sistema é composto por um motor 1.8 aspirado a gasolina que trabalha em conjunto com dois motores elétricos e uma bateria de 1,4 kWh. A potência combinada atinge 155 cv e 17,3 kgfm de torque. O câmbio é automático, com quatro marchas para o motor a combustão e duas para os elétricos.
A Dacia afirma que a condução em ambiente urbano pode ser feita predominantemente com os propulsores elétricos. Essa eletrificação visa atender às futuras e mais rigorosas normas de emissões de poluentes da União Europeia. O Stepway será o primeiro Sandero eletrificado do mundo, com previsão de chegada no final de 2026, enquanto a perua Jogger já pode ser encomendada com este conjunto.
Opções de motores a combustão
Para quem não optar pela eletrificação, a família Sandero continuará oferecendo motores a combustão:
- Motor 1.2 turbo tricilíndrico (também a GLP – Gás Liquefeito de Petróleo): Com 120 cv, tração dianteira e câmbios manual ou automatizado de dupla embreagem com seis marchas. A autonomia combinada (gasolina e GLP) no Stepway e Jogger pode chegar perto dos 1.480 quilômetros.
- Motor turbo a gasolina de 100 ou 110 cv com câmbio manual de seis marchas.
- Motor tricilíndrico de 65 cv, destinado às versões de entrada.
Possível eletrificação do Renault Kardian no Brasil
A adoção do novo conjunto híbrido na Europa levanta a possibilidade de que o Brasil aproveite essa tecnologia. Como o Sandero e o Renault Kardian compartilham a mesma plataforma e diversas peças, a Renault pode lançar uma versão híbrida do SUV compacto no mercado brasileiro.
O Kardian, fabricado em São José dos Pinhais, Paraná, poderia futuramente receber um conjunto eletrificado, o que o colocaria em concorrência direta com o Fiat Pulse (semi-híbrido) e ajudaria a atender às futuras normas de emissões de poluentes locais. A Renault já estaria desenvolvendo motores eletrificados para seus veículos nacionais.
Não há previsão de retorno da linha Sandero ao Brasil. Atualmente, o veículo mais acessível da Renault no país é o Kwid Zen (a partir de R$ 78.690), e para quem busca mais espaço, a opção é o Kardian Evolution manual (tabelado em R$ 113.690).