Os Estados Unidos têm se consolidado como um mercado com caminhonetes médias independentes do cenário global. Com a exceção da Ford Ranger, praticamente nenhuma outra picape média vendida mundialmente é comercializada no país.
Essa tendência de modelos próprios é tão forte que a Hyundai, que até então nunca teve uma picape média tradicional, rejeitou a Chevrolet S10 como base para um veículo a ser vendido nos EUA. A Stellantis seguiu o mesmo caminho ao anunciar uma nova caminhonete média americana que não será a Ram Dakota brasileira.
Parceria Chevrolet-Hyundai para o Brasil e América Latina
Apesar de a Hyundai buscar um caminho próprio nos EUA, o cenário é diferente para o Brasil e a América Latina.
Desenvolvimento da nova S10
Nesta região, o projeto de parceria entre as fabricantes terá como foco o desenvolvimento da terceira geração da Chevrolet S10. A General Motors ficará responsável por essa evolução, contando com o apoio da Hyundai, que, por sua vez, terá uma caminhonete derivada da nova S10, ou seja, uma futura “Hyundai S10”.
A caminhonete média made-in-USA da Hyundai
Em uma apresentação a investidores e à imprensa local, a Hyundai confirmou que terá um novo produto no segmento de picapes médias, exclusivo para o mercado norte-americano.
Substituta da Santa Cruz e lançamento
A nova caminhonete tem o projeto de substituir a Hyundai Santa Cruz, que é uma picape monobloco (concorrente da Fiat Toro se fosse vendida no Brasil), por um modelo médio tradicional. O lançamento está previsto para 2030 e o veículo terá carroceria sobre chassi, seguindo o padrão das picapes médias vendidas atualmente.
Base e derivados
Diferentemente do projeto para a América Latina, a picape americana da Hyundai não partirá do zero. Sua concepção será totalmente baseada na Kia Tasman, a caminhonete média chassi sob carroceria que a marca-irmã Kia já comercializa em alguns mercados e que inclusive já foi vista em testes no Brasil.
O visual da Hyundai americana será mais tradicional, evitando o estilo mais exótico apresentado pela Tasman.
Além da picape, há planos para um SUV de sete lugares derivado desta nova caminhonete americana. Este derivado não será feito para o Brasil, diferentemente da GM, onde o Trailblazer é um SUV derivado da S10.