O portfólio de sedans da Volkswagen sofreu grandes transformações ao longo dos anos. O Polo Sedan deu origem ao VW Virtus, que, após a reestilização de 2023, consolidou sua emancipação. O Virtus Highline, posicionado como topo de linha com motor 1.0 TSI (abaixo apenas da Exclusive), é oferecido por R$ 156.990. Apesar de parecer um carro simples para a faixa de preço, ele se destaca em aspectos cruciais.
Dinâmica de condução e segurança
A Volkswagen investe em pontos que não são imediatamente visíveis, mas que impactam a experiência de direção. A plataforma do Virtus é robusta, conferindo ao sedan compacto uma compostura notável, com pouca rolagem em curvas mais agressivas. Ele se mantém estável e firme, transmitindo a sensação de ser um carro de um segmento superior.
Como é característico da marca, o Virtus Highline possui direção e suspensão mais firmes. Ele absorve bem as irregularidades do piso, priorizando a dinâmica de condução divertida em detrimento do conforto de rodagem excessivo. A direção é direta e comunicativa, embora um pouco mais pesada nas manobras.
Outro ponto forte é a segurança. O Virtus Highline vem de série com um pacote robusto:
- Frenagem autônoma de emergência.
- Assistente de manutenção em faixa.
- Seis airbags.
- Frenagem automática em manobras (recurso raro em sedans compactos).
Motorização 1.0 TSI e consumo
O Virtus Highline é equipado com o conhecido motor 1.0 TSI três cilindros turbo, que entrega 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Apesar de uma recalibração recente, o conjunto adotou um perceptível delay no acelerador. O sedan demora alguns instantes para reagir ao pedal, o que pode ser frustrante e não remete à performance ágil que o modelo 1.0 TSI demonstrava no passado.
A transmissão é feita pelo já cansado câmbio automático de seis marchas. Ele realiza trocas suaves, mas lentas, e demonstra indecisão em velocidades de cruzeiro na estrada, alternando entre quinta e sexta marchas com frequência. Uma vez embalado, no entanto, o Virtus entrega uma boa performance.
Os números oficiais de consumo são:
- Etanol: 8,3 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada).
- Gasolina: 12,1 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada).
Em testes práticos, os resultados foram piores, registrando médias de 6,8 km/l na cidade e lutando para atingir 9,6 km/l na estrada.
Cabine, acabamento e espaço
A Volkswagen fez um esforço para refinar o acabamento do Virtus Highline, que tenta disfarçar a simplicidade dos materiais. O modelo ganhou tecido nas portas e imitação de couro revestindo parte do painel (plástico duro). Na versão Highline, o acabamento interno adota um tom marrom no painel e nas laterais dos bancos, com a parte central em vinil preto. Esse detalhe o diferencia das versões Comfortline (preto) e Exclusive (tons de cinza e suede).
Apesar disso, a cabine é composta majoritariamente por plásticos duros e rugosos, com rebarbas visíveis em alguns pontos, que não condizem com a faixa de preço. O console central é simples e pouco funcional, com freio de estacionamento grande, porta-copos pequeno e um apoio de braço com pouca área para objetos. Por outro lado, as portas contam com um compartimento secreto.
O Virtus Highline se destaca pelo seu porte de sedan médio, o que confere um interior muito espaçoso. Com 4,56 m de comprimento e entre-eixos de 2,65 m, ele oferece excelente área para joelhos, cabeça e ombros dos passageiros do banco traseiro. A posição de dirigir também é muito variável, com ajuste de altura e profundidade do volante.
O porta-malas tem 521 litros, sendo o segundo maior da categoria. No entanto, o acabamento do compartimento é um ponto fraco, com revestimento de carpete de qualidade muito baixa e apenas metade da tampa revestida.
Tecnologia e conectividade
Se o acabamento interno decepciona, a tecnologia de telas do Virtus o coloca como referência na categoria.
- Painel de instrumentos digital: Mesmo sendo usado há anos pela Volkswagen, ele mantém a qualidade dos gráficos, é intuitivo e completo.
- VW Play Connect: A central multimídia com tela lisa e vidro de alta qualidade (semelhante a um tablet) agora conta com conexão à internet. Isso permite que aplicativos como Spotify e Waze funcionem de forma independente do smartphone.
- Conectividade: Oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de carregador de celular por indução com ventilação para evitar superaquecimento.
- Ar-condicionado: Digital de uma zona, mas com comandos sensíveis ao toque que são difíceis de usar em movimento.
Itens de série
Além dos sistemas de segurança citados, o Virtus Highline traz:
- Chave presencial.
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
- Faróis e lanternas full-LED.
- Acendimento automático dos faróis, sensor de neblina e sensor de chuva.
- Câmera de ré (com qualidade insatisfatória).
- Retrovisores elétricos com rebatimento automático.
- Três revisões gratuitas.
- Alerta de pressão nos pneus, sensor de fadiga e assistente de partida em rampa.
- Saída de ar e quatro entradas USB tipo C para o banco traseiro.