A Renault lança o novo Kwid e-Tech reestilizado para competir diretamente com o BYD Dolphin Mini, visando uma fatia significativa do mercado de elétricos urbanos. O subcompacto elétrico apresenta uma carroceria redesenhada, diversos recursos ADAS de condução semiautônoma e 65 cv de potência. Outras novidades que o colocam como um forte oponente ao JAC e-JS1 são a nova paleta de cores, o painel de instrumentos de sete polegadas e a nova central multimídia.
A autonomia do Kwid e-Tech, de acordo com o ciclo do Inmetro, é de 180 km. A seguir, apresentamos cinco modelos com propostas distintas, mas que possuem um preço de tabela próximo ao do elétrico francês de visual renovado. É importante ressaltar que os veículos indicados podem ou não ser concorrentes diretos do Kwid e-Tech. Os preços listados foram consultados nos configuradores online das respectivas montadoras.
Citroën Basalt Feel 1.0 MT (R$ 102.490)
Apesar do preço original de R$ 102.490, a Citroën oferece o Basalt Feel com descontos especiais, que podem reduzir seu valor para R$ 94.990, dependendo do estoque. O SUV-cupê tem no estilo seu maior atrativo, destacando-se pelas dimensões generosas: 4,34 m de comprimento, 2,64 m de entre-eixos e porta-malas de 490 litros.
O modelo é equipado com o motor 1.0 aspirado Firefly flex de 75 cv e transmissão manual de cinco marchas. Com 18 cm de altura em relação ao solo, ele é adequado para enfrentar vias com pavimentação irregular. Mesmo sendo a versão de entrada, o Basalt Feel oferece central multimídia, câmera de ré, bancos em tecido e ar-condicionado manual. No entanto, o desempenho não é o seu forte, necessitando de 14,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Volkswagen Tera Sem Nome MPI MT (R$ 105.890)
Em segundo lugar, encontramos um modelo da Volkswagen que não é rival do Kwid e-Tech, mas sim um “pesadelo” para o T-Cross, por ter um preço mais acessível. Esta é a única versão que combina o motor 1.0 aspirado flex MPI de 84 cv com câmbio manual de cinco marchas. O visual robusto é complementado por apliques escurecidos.
As médias de consumo com etanol são de 9,1 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada). Com gasolina, os números sobem para 13,2 km/l e 14,7 km/l, respectivamente. Sendo um SUV subcompacto, o Tera possui um porta-malas de 350 litros, sendo mais indicado para casais. Esta versão de entrada vem equipada com itens como sensor de fadiga, central multimídia, painel de instrumentos de oito polegadas, frenagem autônoma de emergência e até seis airbags.
Peugeot 208 Style (R$ 105.990)
O 208 Style é significativamente mais caro que o Kwid e-Tech na tabela, mas a Peugeot, seguindo a estratégia da Citroën, também oferece esta variante com bônus. Com o desconto aplicado, o hatch compacto pode ser adquirido por R$ 91.990. A motorização é idêntica à do Basalt Feel, com 75 cv e transmissão manual. Curiosamente, o 208 leva os mesmos 14,1 segundos para atingir os 100 km/h.
Na linha 2026, o 208 Style se tornou a opção de entrada da marca. O modelo, que é importado, traz de série teto panorâmico, rodas de liga leve escurecidas de 16 polegadas, direção elétrica com assistência variável e central multimídia. Além disso, o rival do Fiat Argo conta com câmera 180° e faróis de LED. Para quem prioriza espaço, é importante considerar o entre-eixos de 2,53 m e o porta-malas de 265 litros.
Chevrolet Onix Plus Sem Nome MT (R$ 106.790)
Para quem precisa de um porta-malas e espaço interno amplos, o Onix Plus é uma alternativa a considerar. A versão Sem Nome tem um preço de tabela superior ao do Renault Kwid e-Tech, mas oferece 4,48 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O bagageiro, com capacidade para 500 litros, torna o sedan uma opção viável tanto para famílias quanto para uso profissional.
Esta variante é a única da linha com o motor 1.0 aspirado flex tricilíndrico de 82 cv e câmbio manual de seis marchas. Em termos de consumo, as médias com etanol são de 9,8 km/l (cidade) e 12,1 km/l (estrada). Com gasolina, esses números sobem para 13,9 km/l e 17,1 km/l, respectivamente. Seis airbags, chave presencial, central multimídia, e controles de tração e estabilidade são itens de série.
Fiat Cronos Drive 1.0 MT (R$ 106.990)
O último modelo sugerido é um rival direto do Onix Plus, e não do Kwid elétrico. O Cronos, que recebeu discretas mudanças visuais alinhadas à nova identidade da Fiat, compartilha o conjunto mecânico do Basalt e do 208: 75 cv e câmbio manual de cinco marchas. Suas dimensões são 4,37 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos, e o porta-malas tem uma capacidade de 525 litros.
Apesar de ser a variante de entrada, a Drive 1.0 vem equipada com detalhes como LED design nos faróis, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, central multimídia e vidros elétricos nas quatro portas. Direção elétrica progressiva, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus também estão presentes. No entanto, sua aceleração de 0 a 100 km/h é a mais lenta do grupo, levando 15,3 segundos.