A Omoda entra na disputa da eletrificação no Brasil com o SUV 5 HEV, seu modelo de entrada. Ele se destaca pelo design futurista com formato cupê e será comercializado em duas versões. O 5 HEV terá um conjunto híbrido autorrecarregável, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com um elétrico. A bateria terá capacidade de 1,83 kWh.
Embora a potência total ainda não tenha sido divulgada, o modelo da marca chinesa, parceira da Jaecoo, chega com um preço inicial de R$ 159.990. Com isso, o Omoda 5 HEV se posiciona como o automóvel híbrido convencional mais barato do mercado nacional. A seguir, o SUV será comparado com outros veículos de preço semelhante.
Hyundai Creta Comfort Safety TGDI (R$ 151.790)
O Hyundai Creta Comfort Safety é uma opção que compete diretamente com o Omoda 5 HEV. Baseado na antiga versão Comfort, ele se destaca pelo pacote de itens ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor), que incluem alerta e frenagem autônoma, sensor de fadiga, farol alto adaptativo, além de assistentes de permanência e centralização de faixa. Também conta com central multimídia, Isofix e freios ABS.
O motor é o 1.0 turbo flex, entregando 120 cv e 17,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Em termos de dimensões, o Creta tem 4,33 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e um porta-malas de 422 litros. O consumo com etanol é de 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada; com gasolina, os valores sobem para 12 km/l e 12,7 km/l, respectivamente.
GWM Ora 03 Skin BEV48 (R$ 154 mil)
Para quem busca uma eletrificação total e tem a infraestrutura de recarga, o GWM Ora 03 Skin BEV48 é uma alternativa. Apesar de ser um carro 100% elétrico, seu preço é até inferior ao do Omoda 5 HEV. Ele possui um design futurista e um motor potente de 171 cv. A bateria desta versão tem 48 kWh de capacidade, conferindo uma autonomia de 232 km, conforme medição do Inmetro.
Entre seus equipamentos, destacam-se o teto solar, faróis de LED, painel de instrumentos integrado à central multimídia, sete airbags, rodas de 18 polegadas, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem e alerta de ponto cego. O Ora 03 atinge 160 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.
Volkswagen Virtus Highline 200 TSI (R$ 156.990)
O Volkswagen Virtus, na versão Highline, é um sedan compacto que se mantém forte no mercado, desafiando a popularidade dos SUVs. Quase topo de linha, essa variante é equipada com o motor 200 TSI, um 1.0 turbo flex que gera 128 cv e 20,4 kgfm, e câmbio automático de seis marchas. O Virtus aposta no amplo espaço interno para se destacar.
Suas dimensões incluem 4,56 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, com um generoso bagageiro de 521 litros. A versão Highline vem com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, ar-condicionado digital e retrovisor interno fotocrômico. O consumo com etanol é de 8,3 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada); com gasolina, as médias são 12,1 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.
Fiat Toro Endurance T270 AT6 (R$ 159.490)
A picape Fiat Toro é uma opção para quem necessita de um veículo robusto para trabalho ou simplesmente prefere o segmento de caminhonetes. A versão Endurance, a mais acessível da linha, tem um preço muito próximo ao do Omoda 5 HEV. Ela é impulsionada pelo motor 1.3 turbo flex T270, que entrega 176 cv e 27,5 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira.
As dimensões são consideráveis: 4,95 m de comprimento e 2,98 m de entre-eixos. Sua caçamba comporta 937 litros ou 750 kg de carga, com uma capacidade de reboque sem freio de 400 kg. A altura do solo é de 18,6 cm. De série, a Toro Endurance oferece seis airbags, ar-condicionado, capota marítima, central multimídia, painel de instrumentos de sete polegadas, direção elétrica, modo Sport e DRL’s em LED.
CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive (R$ 169.990)
Com um preço superior ao do Omoda 5 HEV, o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid é um SUV médio que concorre com modelos como o Jeep Compass, focando em sofisticação e um conjunto mecânico eletrificado. É importante notar que esta é uma versão semi-híbrida (MHEV) com sistema de 48V, que não traciona as rodas, mas auxilia na redução de emissões e consumo. O Tiggo 7 MHEV entrega 160 cv e 25,5 kgfm.
O modelo vem de série com câmbio automático CVT, suspensão independente, seis airbags e freios a disco nas quatro rodas. Inclui alerta de ponto cego, de distância e colisão frontal, além de assistente de congestionamento. Em consumo com etanol, as médias são de 7,8 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada; com gasolina, ele registra 11,1 km/l e 11,6 km/l, na ordem.