A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos e híbridos do mundo, anunciou um recall significativo que envolve mais de 115 mil unidades produzidas entre 2015 e 2022. Essa ação, comunicada à Administração Estatal de Regulamentação de Mercado da China na última sexta-feira (17), é a maior já realizada pela montadora em toda a sua trajetória. Os modelos afetados incluem o BYD Tang e o Yuan Pro.
Falhas e riscos de segurança
De acordo com o governo chinês, os motivos para o recall estão relacionados a falhas de projeto e riscos de segurança ligados tanto ao sistema de bateria quanto a componentes elétricos dos veículos. A abrangência e a natureza das falhas mobilizaram a empresa para essa correção em massa.
Modelos envolvidos: BYD Tang
No caso do BYD Tang, 44.535 unidades fabricadas entre março de 2015 e julho de 2017 estão inclusas. Esses veículos apresentaram defeitos em componentes específicos e falhas de design que podem provocar o mau funcionamento do sistema elétrico, comprometendo assim o desempenho e a segurança. É importante destacar que esse modelo corresponde à geração antiga do Tang, que nunca foi comercializada no Brasil. O modelo atual vendido no país, o BYD Tan (SUV), chegou ao mercado brasileiro em 2022 e, portanto, não faz parte deste recall.
Modelos envolvidos: BYD Yuan Pro
O segundo modelo afetado é o BYD Yuan Pro, com 71.248 unidades produzidas entre fevereiro de 2021 e agosto de 2022. O comunicado oficial indica que problemas de fabricação na instalação da bateria podem gerar risco de falhas elétricas e, em situações mais extremas, até mesmo incêndio.
Apesar de o Yuan Pro também ser vendido no mercado brasileiro (custando R$ 182.990 e sendo o SUV elétrico mais barato do país), a ação de recall se restringe às unidades chinesas fabricadas no período mencionado. O modelo vendido no Brasil foi lançado em setembro de 2024, sendo mais novo e não estando na lista de veículos convocados.
Histórico recente de recalls da BYD
Este não é o primeiro recall de grande escala realizado pela BYD nos anos de 2024 e 2025. Em janeiro, a montadora convocou 6.843 unidades do SUV off-road Fang Cheng Bao 5, da submarca Denza (que deve estrear no Brasil nos próximos meses), devido a um risco de incêndio.
Antes, em setembro de 2024, a empresa havia chamado quase 97 mil unidades dos modelos Yuan Plus e Dolphin. O motivo foi um problema de fabricação na unidade de controle de direção, que também apresentava potencial risco de incêndio. Nenhum desses modelos convocados em setembro de 2024 estava sendo comercializado no Brasil.