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Honda: R$ 4,2 bilhões em novo HR-V híbrido-flex e WR-V nacional

A Honda se junta ao grupo de montadoras que passarão a produzir e montar veículos com motorização híbrida-flex voltada ao mercado nacional. A fabricante japonesa anunciou um investimento de R$ 4,2 bilhões no Brasil. Este valor será destinado à produção do novo WR-V na fábrica de Itirapina (SP) e, principalmente, ao desenvolvimento e produção de um conjunto híbrido-flex nacional que equipará diversos modelos da linha, começando pelo HR-V.

HR-V 2028 será o primeiro híbrido-flex nacional da Honda

Conforme apurado pela revista Auto Esporte, o Honda HR-V de terceira geração será o veículo inaugural da marca a ser fabricado no Brasil com a tecnologia híbrida-flex. A previsão de lançamento deste SUV é para 2028. Ele será o pioneiro a utilizar o motor 1.5 e:HEV nacional, um sistema híbrido-flex concebido para operar tanto com gasolina quanto com etanol.

Detalhes do novo conjunto híbrido-flex nacional

O novo motor 1.5 e:HEV será um propulsor aspirado de quatro cilindros, com injeção direta e que opera no ciclo Atkinson. Ele é capaz de entregar 98 cv e trabalhará em conjunto com dois motores elétricos: um com função de gerador e o outro como motor de tração, que gera 109 cv.

Esse arranjo constitui um sistema híbrido pleno (HEV) – que não requer recarga externa. O sistema é alimentado por uma bateria de 1,1 kWh, com tensão superior a 60 V em corrente contínua.

Na prática de condução, o motor a combustão atua majoritariamente como gerador, fornecendo energia para as baterias que, por sua vez, movimentam o carro através do motor elétrico de tração. Apenas em velocidades mais elevadas é que o propulsor a combustão se conecta diretamente ao diferencial para auxiliar na tração das rodas.

Este sistema é bastante similar ao já empregado em modelos Honda como Civic, Accord e CR-V. O motor 1.5 e:HEV já é utilizado em outros veículos da marca em mercados como Europa e Ásia. Na Tailândia, por exemplo, o sistema a gasolina com 20% de etanol alcança uma potência combinada de 131 cv e 25,8 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. O consumo, de acordo com o ciclo WLTP europeu, chega a 18,5 km/l.

Plataforma e planos futuros

Ainda de acordo com a Auto Esporte, a próxima geração do HR-V será construída sobre a plataforma GSC (Global Smart Car). A produção do SUV híbrido-flex está prevista para começar em 2028.

Após a estreia no HR-V, a Honda planeja estender a aplicação deste conjunto híbrido-flex para outros modelos da sua linha. A nova geração do Honda City, que será apresentada na Tailândia em 2028 e tem previsão de chegada ao Brasil entre 2029 e 2030, também deverá contar com o motor 1.5 e:HEV nas suas versões de topo.

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