Por décadas, os carros sempre vieram com chaves tradicionais, variando entre os tipos normal, canivete, presencial ou outros modelos. A Volvo, no entanto, seguiu o caminho da Tesla e introduziu um cartão como substituto para as chaves padrão em seus novos modelos, como o EX90 e o EX30.
Apesar da modernidade, a substituição não foi bem recebida pelos consumidores, o que levou a marca a considerar a remoção desse sistema em breve.
A insatisfação e a possível mudança
Stephen Connor, diretor da Volvo Austrália, revelou em entrevista à revista Drive que os clientes não se adaptaram ao uso das chaves com cartão. Em resposta a esse feedback, a marca está considerando mudar o sistema.
Apesar de não querer voltar ao uso de chaves tradicionais, o foco da Volvo é priorizar o aplicativo da marca como principal forma de acesso aos veículos.
“Nosso plano é fazer as pessoas usarem seus celulares como chave. Mas, como marca, nós aprendemos e nos adaptamos. E com o feedback que recebemos, estamos pensando em mudar. Não podemos garantir que vai mudar amanhã, mas quando isso acontecer, você não terá de fazer nada fisicamente com o carro”, afirmou o executivo.
O perfil do consumidor e os problemas com o cartão
O executivo apontou que o principal problema de adaptação está relacionado à idade dos clientes. A Volvo inicialmente imaginou que os compradores do EX30 teriam entre 24 e 50 anos, mas a realidade se mostrou diferente. Stephen afirmou que a idade dos clientes está “mais perto dos 50 a 80. E temos uma geração que não usa apps e às vezes nem telefones”.
Embora os cartões fossem destinados a esse público mais tradicional, a adaptação não ocorreu por duas razões principais:
- A coluna B do carro fica facilmente riscada devido ao atrito com o cartão.
- É necessário deixar o cartão no carregador de celular por indução para ligar o veículo.
No caso específico do Volvo EX90, a situação é mais grave, pois foram relatados defeitos no funcionamento do cartão na coluna B, além de bugs no aplicativo.
Devido a esses problemas, a Volvo está considerando a adoção de uma chave tradicional mais parecida com a que o EX30 Ultra possui para todos os seus modelos.