Em uma visita especial à fábrica da BMW em Araquari, Santa Catarina, foi possível acompanhar de perto a produção do SUV X5 xDrive 50e M Sport. Este modelo se destaca por ser o primeiro carro híbrido plug-in fabricado no Brasil e também em toda a América do Sul. Sua importância para o mercado nacional justifica uma análise detalhada de seus atributos, que incluem motorização, desempenho, tamanho e itens de série.
Design imponente e dimensões
Construído sobre a plataforma CLAR, o BMW X5 insere-se na categoria de SUVs grandes, exibindo um visual que combina imponência e sofisticação. Suas dimensões são de 4,93 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,75 metro de altura e um entre-eixos de 2,97 metros.
O desenho prioriza linhas mais retas, com destaque na dianteira para os faróis em LED, o capô vincado e a característica grade de duplo rim da BMW, com acabamento cromado fosco. As laterais ressaltam a linha de cintura alta e as grandes rodas esportivas de liga leve de 21 polegadas em dois tons, com pinças de freio azuladas. Na traseira, o conjunto é encorpado e conta com lanternas escurecidas em formato de “Y”, spoiler integrado e saídas de escapamento cromadas e proeminentes. Pensando na praticidade familiar, o bagageiro oferece 500 litros de capacidade, com a conveniência de uma tampa que se abre em duas partes com acionamento eletrônico.
Motorização híbrida plug-in e desempenho
O X5 adota um sistema híbrido plug-in que combina um motor a gasolina de seis cilindros em linha turbo de 3.0 litros, que entrega 313 cv e 45,9 kgfm, com um motor elétrico que gera 197 cv e 28,5 kgfm. Juntos, os propulsores atingem uma potência combinada de 489 cv e um torque robusto de 71,4 kgfm.
O sistema é alimentado por uma bateria de 25,7 kWh, que pode ser recarregada em tomadas de corrente alternada de até 22 kW. A autonomia elétrica, medida pelo Inmetro, é de 79 km, permitindo que o SUV atinja 140 km/h sem emissões. Com câmbio automático de oito marchas e tração integral, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 250 km/h. Seu peso é de 2.435 kg e o consumo de combustível é de 9,2 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
Interior luxuoso e tecnologia a bordo
O habitáculo do X5 xDrive 50e é um verdadeiro reflexo de um veículo premium. O acabamento é suave ao toque e em dois tons por toda a cabine. Os bancos, revestidos em couro artificial, são ajustáveis eletricamente, com destaque para a almofada de apoio para as pernas dos assentos dianteiros.
O painel de instrumentos digital está integrado à central multimídia em um conjunto de telas de mais de 10 polegadas, que oferecem alta resolução e facilidade de interação. Além de entretenimento, o sistema multimídia gerencia comandos técnicos, como a ativação dos itens ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor). Uma solução prática para o dia a dia é a manutenção dos comandos do ar-condicionado na parte inferior da tela, facilitando o acesso ao sistema de duas zonas, que também possui saídas para os passageiros traseiros. Para quem viaja atrás, o conforto é garantido por amplo espaço interno, túnel central plano, teto solar e cortinas nas janelas.
Preços e versões
O BMW X5 xDrive50e X-Line é comercializado a partir de R$ 786.950. No entanto, o valor pode ultrapassar os R$ 838.000 caso o veículo esteja equipado com o pacote M Sport. Essa versão adiciona elementos de design mais esportivos e apliques estéticos, mas não altera o conjunto mecânico do híbrido plug-in.
spynfireup
novembro 1, 2025 at 3:09 pm
ldijoddxdgespusklswuxlnhxhjpzz