A Fiat está preparando uma grande novidade para o mercado brasileiro: o Grande Panda. Este hatch compacto com design mais quadrado, que é cotado para se chamar novo Uno por aqui, chegará para assumir o lugar do Argo. Enquanto a estreia nacional não acontece, o modelo ganha destaque no cenário internacional com o lançamento de uma versão elétrica mais acessível.
A versão em questão, batizada de Pop, tem como principal objetivo demonstrar acessibilidade, em linha com o espírito do Novo Uno. Esta variante é construída sobre a plataforma Smart Car e se diferencia por partes da carroceria pintadas em preto e o uso de rodas de aço de 16 polegadas.
Detalhes da versão elétrica Pop
O Fiat Grande Panda elétrico Pop foi desenvolvido para competir diretamente com modelos como Dacia Spring (Kwid E-Tech internacional), Leapmotor T03 e o Citroën ë-C3.
Desempenho e autonomia
Sob o capô, o Grande Panda elétrico é equipado com um motor dianteiro que entrega 111 cv. A bateria possui uma capacidade de 44 kWh, garantindo uma autonomia de 320 km conforme o ciclo de medição internacional.
O hatch suporta carregamento rápido em tomadas de até 100 kW. Pensando na facilidade de uso diário, a Fiat incorporou um cabo de energia de 7 kW na grade frontal, o que simplifica o carregamento em ambientes domésticos.
Equipamentos e preço na europa
Apesar de ser uma versão voltada para a acessibilidade, o Grande Panda Pop não chega “pelado” em termos de equipamentos. Ele sai de fábrica com uma lista interessante de itens:
-
Faróis de LED
-
Volante multifuncional
-
Painel de instrumentos digital
-
Central multimídia
-
Ar-condicionado
-
Retrovisores com regulagem elétrica
Internamente, o modelo europeu se destaca pelo acabamento que combina tons de preto e azul, além de apliques coloridos, detalhes que podem não ser replicados na versão brasileira do novo Uno.
As entregas da versão elétrica Pop estão previstas para os primeiros meses de 2026 na Europa. O preço anunciado é de aproximadamente £ 20.995, o que equivale a cerca de R$ 149 mil. Além do Pop, a Fiat oferece uma variante especial chamada Red, que tem fins beneficentes no combate à AIDS.
Expectativas para o brasil
No Brasil, o Grande Panda é um dos lançamentos mais aguardados para o próximo ano. Com seu formato quadrado, que evoca o icônico hatch que a Fiat produziu por aqui, ele terá a missão de substituir o Argo e competir no segmento de compactos contra modelos como Volkswagen Polo e Chevrolet Onix.
Motorizações confirmadas
O novo Fiat Uno terá opções de motorização flex:
-
1.0 Firefly aspirado: Versões de entrada com 75 cv.
-
1.0 turbo flex semi-híbrido: Versões mais caras com 130 cv e transmissão automática CVT.
A possibilidade da versão elétrica
A chegada da variante elétrica no Brasil está sendo estudada pela Fiat. Caso seja confirmada, seja por importação ou produção local, o modelo competirá diretamente com veículos elétricos compactos como Chevrolet Spark EUV, BYD Dolphin Mini e Geely EX2. Contudo, ainda não há confirmação oficial sobre a vinda ou nacionalização do modelo elétrico.