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Opel Astra 2026: reestilização adota visual “Opel Compass” e novos detalhes

Desde 2017, a Opel e sua marca irmã, Vauxhall, não fazem mais parte da General Motors. Elas foram integradas ao grupo PSA, que mais tarde se uniu à Fiat Chrysler Automobiles para formar a Stellantis. Isso significa que a Opel, que antes era parceira da Chevrolet, hoje compartilha o mesmo grupo de marcas como Fiat, Peugeot e Citroën.

Para reforçar essa separação de sua antiga identidade ligada à Chevrolet (que, no Brasil, vendeu o antigo Astra), a Opel está preparando uma reestilização para a sexta geração do hatch Astra.

Identidade visual “Opel Compass” no Astra 2026

A reestilização do Opel Astra 2026 trará discretas, mas notáveis, alterações no design. O destaque está na dianteira, que adota o novo conceito de identidade visual da marca chamado “Opel Compass”.

Esse conceito é caracterizado pela formação de uma cruz visual no para-choque. O logotipo frontal, que é iluminado, é acompanhado por um friso horizontal em LED que se conecta aos faróis. Verticalmente, dois pontos de luz — um acima e outro abaixo do logo — se alinham, formando o desenho da cruz.

Além da frente, o modelo deve ganhar novas rodas de liga-leve com um design considerado exótico, seguindo a tendência de outras marcas do grupo Stellantis, como a Peugeot. O nome “Astra” virá gravado em uma das partes das rodas, uma medida para evitar que proprietários de outros modelos, como Corsa ou Mokka, instalem as rodas do hatch em seus veículos.

O que muda no interior e na mecânica

Na cabine, as expectativas de mudança se concentram nas telas da central multimídia e do painel de instrumentos, novos padrões de tecidos e costuras e aprimoramentos nos sistemas de auxílio à condução (ADAS).

No que diz respeito à motorização, o Opel Astra 2026 manterá as opções já existentes. A versão de entrada é o motor $1.2$ PureTech, um três cilindros turbo em configuração semi-híbrida que gera $145\text{ cv}$.

Também continua disponível a opção a diesel, um $1.5$ quatro cilindros turbo com $130\text{ cv}$. A motorização mais potente é o conjunto híbrido plug-in (PHEV), que combina o motor $1.6$ THP quatro cilindros turbo com um motor elétrico, entregando uma potência combinada de $195\text{ cv}$. Por fim, a versão totalmente elétrica, o Opel Astra-e, oferece $156\text{ cv}$.

Sem previsão de chegada ao Brasil

É importante frisar que a Opel não é uma marca vendida no mercado brasileiro, e a Stellantis não tem planos anunciados para a introdução da marca no país. Portanto, as chances de o novo Astra ser comercializado aqui são nulas. Além disso, a Chevrolet perdeu o direito de usar o nome “Astra” e outros nomes de modelos Opel, uma vez que a marca não faz mais parte da General Motors.

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