O mercado chinês é o palco da estreia de uma novidade da Ford: o Bronco Basecamp. Esta é a variante elétrica do icônico SUV off-road, destacando-se por sua tecnologia embarcada, vocação aventureira e porte imponente. O modelo é significativamente maior que o Bronco Sport vendido no Brasil e nos Estados Unidos, é equipado com dois motores elétricos e promete uma autonomia de até 650 km.
Dimensões e design robusto
Batizado de Basecamp, o Bronco movido a bateria apresenta medidas generosas: 5,02 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Essas dimensões o tornam maior do que o Bronco Sport que circula por aqui e na América do Norte. Visualmente, no entanto, o modelo elétrico mantém a estética robusta e quadrada do SUV médio.
Na dianteira, o design é marcado por apliques em preto e o nome “Bronco” estampado em destaque. As laterais chamam a atenção pela linha de cintura alta, caixas de rodas e saias sutilmente marcadas, além de rodas com um desenho exclusivo. As maçanetas são retráteis. Na traseira, uma característica marcante é a opção de ter o estepe fixado à tampa do porta-malas, remetendo ao estilo de SUVs aventureiros clássicos. As lanternas traseiras são verticais e a abertura da tampa do porta-malas é feita para o lado.
Tecnologia e itens de conforto
O interior do Ford Bronco Basecamp é recheado de tecnologia e focado na ergonomia. Os destaques incluem:
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Volante multifuncional
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Painel de instrumentos fino
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Central multimídia de 15,6 polegadas
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Head-up display (HUD) de 70 polegadas
O acabamento interno utiliza linhas retas e superfícies escurecidas, reforçando a proposta aventureira. Além disso, o modelo conta com um teto panorâmico que aumenta a sensação de espaço e luminosidade na cabine.
Sistemas de assistência e preparação para o off-road
Em termos de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), o Bronco elétrico é bem equipado, incluindo um sensor LiDAR instalado no teto, cerca de 30 sensores e diversas câmeras. Este conjunto tecnológico garante maior segurança e capacidade de enfrentamento em aventuras fora-de-estrada.
Para os entusiastas do camping e da natureza, o Basecamp pode ser equipado com uma tenda retrátil instalada no teto, oferecendo um refúgio e cobertura para admirar a paisagem.
Desempenho e opções de motorização
O trem de força da versão puramente elétrica do SUV quadradão entrega 445 cv (ao unir a potência dos dois motores) e é alimentado por uma bateria de 105,4 kWh. No ciclo internacional, essa configuração proporciona uma autonomia de 650 km.
Para motoristas preocupados com a infraestrutura de recarga, a Ford também anunciou a chegada de uma versão com extensor de autonomia. Neste caso, o Bronco eletrificado combina um motor 1.5 turbo a dois motores elétricos e uma bateria menor, de 43,7 kWh.
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A potência combinada é de 416 cv.
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A autonomia livre de emissões é de 220 km.
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O alcance combinado total, segundo o ciclo otimista CLTC, pode chegar a 1.220 km.
Fabricação e preços na China
O Ford Bronco Basecamp é fabricado na China por meio da joint venture entre a Ford e a Jiangling Motors Corporation. O projeto foi estrategicamente desenvolvido para impulsionar a participação da Ford na região, que enfrenta forte concorrência local.
Os preços do Bronco elétrico na China variam entre 229.800 Yuans e 282.800 Yuans (aproximadamente R$ 174 mil a R$ 214 mil na cotação direta). Essa faixa de preço o torna significativamente mais acessível do que o Bronco Sport Badlands vendido no Brasil, que tem motor 2.0 turbo de 253 cv e custa cerca de R$ 270 mil.
Apesar do interesse que o modelo pode gerar, a divisão chinesa da Ford não confirmou a exportação do SUV off-road elétrico para outros mercados, incluindo o Brasil, até o momento.