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Nova Yamaha NMax 155 2026 europeia: modos de condução e câmbio YECVT eletrônico

A Yamaha apresentou a nova NMax 155 2026 no mercado europeu, introduzindo importantes novidades técnicas que a tornam significativamente mais avançada em relação ao modelo oferecido no Brasil. Embora a base da scooter seja a mesma, a versão europeia recebeu um considerável aporte de tecnologia, indo além de uma simples atualização de cores.

A grande mudança visa tornar a pilotagem mais dinâmica e envolvente, incluindo a incorporação de modos de condução e um novo sistema de transmissão. Na parte tecnológica, a versão mais equipada, a Tech MAX, agora conta com uma tela TFT que facilita o uso de navegação GPS.

Transmissão YECVT e os dois modos de condução

O principal destaque da NMax 155 2026 é a estreia da Yamaha Electric Continuously Variable Transmission (YECVT), uma transmissão continuamente variável eletrônica desenvolvida pela fabricante japonesa. O sistema aprimora o tradicional câmbio CVT com a capacidade de simular marchas pré-definidas, permitindo a seleção dessas relações por meio de botões, algo semelhante ao que ocorre em alguns automóveis.

O sistema YECVT traz dois modos de condução que alteram o comportamento da scooter:

  • Sport: Prioriza acelerações mais rápidas ao segurar as marchas por mais tempo, permitindo que o motor atinja rotações mais elevadas.
  • Town: Focado na condução urbana e suave, com trocas antecipadas para uma rodagem mais tranquila.

Além disso, o piloto pode utilizar o botão “Shift” para reduzir manualmente uma marcha, obtendo aceleração imediata, em um efeito similar ao de uma motocicleta tradicional. Essa mesma resposta de aceleração agressiva pode ser alcançada simplesmente abrindo o acelerador de forma mais intensa.

Mais conectividade na versão Tech MAX

A Yamaha NMax europeia se distingue pelo seu avanço em equipamentos. O painel de instrumentos da versão Tech MAX adota uma tela TFT de 4,2 polegadas que se integra ao sistema de navegação Garmin. Essa tela oferece funcionalidades avançadas, permitindo ao condutor receber alertas de SMS, atender ou rejeitar chamadas e controlar músicas — recursos similares aos que já estão presentes na XMax 250 no mercado brasileiro.

Ainda no painel, um visor LCD auxiliar complementa a tela principal, exibindo informações essenciais como velocidade e nível de combustível.

Em termos de motorização, a scooter mantém o mesmo conjunto. O motor é um monocilíndrico de 155 cm³, arrefecido a líquido, que na especificação europeia entrega 14,8 cv de potência e 1,4 kgfm de torque máximo.

O futuro da NMax no Brasil

A Yamaha NMax 155 brasileira já passou por atualizações visuais significativas para a linha 2025, apresentada no final de 2024, alinhando seu design com o modelo europeu. Atualmente, a scooter é comercializada no Brasil com preços a partir de R$ 22.890 (sem frete) na sua linha 2025. Resta saber se as inovações técnicas, como os modos de condução e a transmissão YECVT, serão incorporadas à linha 2026 da NMax no mercado nacional.

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