Documentos de homologação apresentados na Austrália revelaram a chegada de uma nova sport-touring da Honda, batizada de CB1000GT 2026. A novidade é baseada na naked CB1000 Hornet e antecipa o nome oficial, parte das especificações técnicas e as primeiras imagens da motocicleta, com a proposta de unir alto desempenho com conforto para viagens de longa distância.
Design e ergonomia voltados para o turismo
O novo modelo adota um visual semi-carenado que se estende a partir do tanque de combustível, mas mantém o motor e os quatro coletores de escape à mostra, preservando o DNA esportivo. Pensada para viagens, a CB1000GT apresenta uma série de características ergonômicas e funcionais:
- Conforto otimizado: Conta com suspensão de curso maior, para-brisa alto, protetores de mão, cavalete central e assentos mais largos e macios para o piloto e o garupa.
- Ergonomia revisada: As pedaleiras do piloto ficam mais avançadas, enquanto as do passageiro oferecem uma posição mais relaxada. O garupa também recebe alças de apoio integradas.
- Visual e chassi: O farol segue o formato da Hornet, porém com um design mais fluido e integrado ao conjunto de carenagens. Embora o chassi principal seja o mesmo da naked, o subchassi foi ajustado para comportar bagageiros laterais. A traseira mantém a rabeta elevada.
Motorização e especificações técnicas
A CB1000GT 2026 é equipada com o mesmo motor quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ da CB1000 Hornet, que por sua vez é derivado da esportiva CBR1000RR Fireblade.
- Potência: O propulsor entrega $147,5$ cv a $11.000$ rpm, um valor idêntico à configuração padrão da Hornet e ligeiramente inferior aos $155$ cv da versão SP.
- Freios e dimensões: O conjunto de freios deve contar com pinças radiais Nissin de quatro pistões na dianteira. A sport-touring possui um entre-eixos de $1.466$ mm, sendo um pouco mais longa que a Hornet SP. O peso em ordem de marcha é de $226$ kg, o que a torna $13$ kg mais pesada que a versão SP da naked, devido aos seus equipamentos de turismo.
Lançamento e expectativas no mercado brasileiro
A estreia mundial da Honda CB1000GT está prevista para acontecer nas próximas semanas, durante o EICMA $2025$, em Milão, Itália.
Considerando que a Honda já confirmou a chegada da CB1000 Hornet ao Brasil em $2026$, a nova CB1000GT tem grandes chances de ser lançada também no mercado brasileiro. A sport-touring surge como uma forte candidata para atrair o público que busca uma opção touring de alto desempenho, mas com um posicionamento de preço potencialmente mais acessível em comparação com concorrentes como a BMW R $1300$ GT.