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BMW F 450 GS: lançamento da nova trail para a aategoria A2

A BMW Motorrad apresentou oficialmente a F 450 GS, uma motocicleta trail completamente nova desenvolvida para atuar na linha GS, focando especificamente na categoria A2 europeia, que estabelece um limite de 48 cv de potência. Projetada totalmente do zero, a moto combina o design tradicional da família GS com inovações técnicas, destacando-se a embreagem automática Easy Ride Clutch (ERC), que é item de série na versão Trophy e opcional nas demais.

A marca já anunciou as especificações, versões e equipamentos. Contudo, ainda não foram divulgados os detalhes sobre preços e a data exata de chegada às concessionárias na Europa, no Brasil ou em outros mercados. Caso seja lançada no mercado brasileiro, a F 450 GS irá se posicionar entre os modelos G 310 GS, que custa R$ 42.900, e F 800 GS, com valor de R$ 69.900.

Motor e Transmissão Otimizados

O coração da nova F 450 GS é um motor bicilíndrico em linha de 420 cm³, que utiliza duplo comando de válvulas e um virabrequim com defasagem de 135°. Este propulsor entrega uma potência máxima de 48 cv a 8.750 rpm e torque de 4,38 kgfm a 6.750 rpm. O motor foi concebido para ser leve, oferecer um funcionamento suave e ter baixo consumo de combustível, registrando uma média declarada de 26,3 km/l. Com um tanque de 14 litros, a autonomia ultrapassa os 350 km.

A transmissão é feita por um câmbio de seis marchas. A inovação Easy Ride Clutch (ERC) é um destaque, atuando de forma centrífuga e dispensando o acionamento manual da embreagem em trocas e manobras, mas mantendo a alavanca funcional para intervenções do piloto, especialmente em situações off-road. O assistente de trocas rápidas (Shift Assistant Pro) está disponível a partir da versão Exclusive.

Estrutura, Suspensão e Freios

A estrutura da F 450 GS é composta por um chassi tubular de aço, no qual o motor funciona como um elemento estrutural. O conjunto de suspensão é fornecido pela KYB, apresentando um garfo invertido de 43 mm na dianteira e um monoamortecedor traseiro com progressividade WAD. Ambos os eixos oferecem um curso de 180 mm.

Os freios são compostos por um disco dianteiro de 310 mm com pinça Brembo de quatro pistões e um disco traseiro de 240 mm com pinça ByBre. O sistema ABS Pro é de série, garantindo frenagem segura mesmo com a moto inclinada. A moto vem de fábrica com rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, mas a BMW disponibiliza peças raiadas como acessório.

Tecnologia, Design e Versões

No visual, a nova F 450 GS adota o DNA da R 1300 GS, apresentando o farol de LED em formato de “X” e linhas compactas com a traseira elevada. O painel de instrumentos é uma tela TFT de 6,5 polegadas que oferece conectividade BMW Motorrad e uma porta USB-C. O peso da moto em ordem de marcha é de 178 kg, atingindo uma velocidade máxima de 165 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Em termos de pilotagem, o modelo oferece de série os modos Rain, Road e Enduro, juntamente com recursos eletrônicos como o controle de tração (DTC), o controle de frenagem dinâmica (DBC) e o controle de torque de arrasto do motor (MSR). O modo Enduro Pro, disponível a partir da versão Exclusive, concede ao piloto a opção de desativar o ABS da roda traseira para melhor desempenho em trilhas.

A F 450 GS será oferecida em quatro versões globais: a Basic (Cosmic Black); a Exclusive (Cosmic Black), que adiciona recursos como Riding Modes Pro, Quickshifter Pro e protetores de mão e motor; a Sport (Racing Red), que inclui suspensão esportiva e visual diferenciado; e a topo de linha Trophy (Racing Blue Metallic), que incorpora o Easy Ride Clutch, protetor de motor em alumínio e suspensão esportiva.

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