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Royal Enfield Bullet 650: a lenda que volta com motor bicilíndrico e tecnologia

A Royal Enfield surpreendeu no EICMA 2025, em Milão (ITA), com o lançamento da nova Bullet 650. Retomando o nome mais antigo e um dos mais icônicos do motociclismo mundial — produzido continuamente desde 1932 —, a Bullet atinge sua maior cilindrada, aplicando o design tradicional e a filosofia de puro motociclismo ao moderno motor bicilíndrico de 650 cm³ e a um pacote técnico totalmente atualizado.

Esta novidade expande a plataforma 650 Twin da marca, já utilizada em modelos de sucesso como a Interceptor 650, Continental GT 650, Super Meteor 650 e Shotgun 650, mas trazendo o conjunto para uma motocicleta de postura inequivocamente clássica.

Motorização bicilíndrica e condução refinada

No coração da nova Bullet está o consagrado propulsor bicilíndrico paralelo de 648 cm³, que utiliza refrigeração a ar e óleo e duplo comando de válvulas no cabeçote (SOHC). Este motor entrega 34,6 kW (47 cv) a 7.250 rpm e 5,3 kgfm de torque a 5.650 rpm.

O conjunto opera com um câmbio de 6 marchas e conta com embreagem deslizante e assistida, que não apenas suaviza as reduções de marcha, evitando o travamento da roda traseira, mas também alivia o acionamento. O motor foi calibrado para uma pilotagem linear, silenciosa e com resposta suave, características que a Royal Enfield define como um “caráter sereno e envolvente”, com bastante torque em baixas rotações. Esta proposta é similar à da Classic 650, mas com uma ergonomia distinta das irmãs de plataforma como a Shotgun e Super Meteor.

A transmissão final por corrente e o escape duplo em aço inoxidável, com ponteiras tradicionais e acabamento polido, são elementos que preservam o som grave e inconfundível que acompanha o modelo há nove décadas.

Chassi atualizado, equilíbrio clássico e conforto

A Royal Enfield desenvolveu um novo chassi de aço tubular duplo, projetado para garantir rigidez torsional e estabilidade sem comprometer o conforto. Com 243 kg em ordem de marcha, a motocicleta apresenta uma distribuição de peso equilibrada, o que favorece a sensação de controle tanto em curvas quanto em manobras de baixa velocidade.

O sistema de suspensão é composto por garfos invertidos Showa SFF-BP (Big Piston) de 43 mm na dianteira, com 120 mm de curso, e amortecedores duplos com reservatório externo e 100 mm de curso na traseira. A marca enfatiza que esta combinação oferece absorção progressiva e um comportamento previsível mesmo em pisos irregulares, mantendo a essência clássica da Bullet.

As rodas são de 19 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, equipadas com pneus 100/90 e 140/70, respectivamente. O sistema de freios utiliza discos de 320 mm na dianteira e 300 mm na traseira, ambos com ABS de dois canais e pinças ByBre, marca pertencente ao grupo Brembo.

Design atemporal com atenção aos detalhes

Visualmente, a Bullet 650 mantém as proporções e o estilo que definiram o modelo por quase um século, mas com uma execução moderna e materiais de alta qualidade. O tanque em formato de lágrima, as insígnias tridimensionais, os paralamas de aço pintado e o emblema “Bullet” em alto-relevo são detalhes que reforçam seu vínculo histórico.

O farol, embora circular para manter a forma clássica, adota um elemento central em LED e é ladeado pelas luzes de posição “Tiger Eye”, assinatura visual da Bullet desde 1954. Outro toque clássico é a aba de metal acima do aro do farol. O assento inteiriço é um diferencial importante em relação à Classic, oferecendo mais conforto para piloto e garupa graças à sua costura manual e espuma de densidade variável.

A motocicleta será oferecida em três versões de acabamento (Standard, Black e Premium, dependendo do mercado), com opções de pintura artesanal como Cannon Black, Marble Green, Standard Red, Standard Black e Black Gold, mantendo o padrão tradicional da Royal Enfield.

Tecnologia em um painel clássico

O painel de instrumentos da Bullet 650 combina com harmonia elementos analógicos e digitais. O velocímetro circular, com moldura cromada e ponteiro mecânico, incorpora um discreto display LCD que exibe informações importantes como marcha engatada, nível de combustível, relógio e hodômetro parcial.

Em termos de praticidade moderna, a moto conta com porta USB tipo C integrado no guidão para carregamento rápido de dispositivos. A chave de ignição possui trava centralizada, que também aciona o bloqueio da direção. O sistema de iluminação full-LED, com DRL circular, garante visibilidade moderna sem comprometer a estética retrô.

Conforto, autonomia e legado

Com altura de assento de 800 mm, a ergonomia da Bullet 650 foi ajustada para longos trajetos, com guidão largo e recuado, pedaleiras centralizadas e suspensão voltada para o conforto.

Seu tanque de combustível de 14,8 litros, combinado com um consumo médio estimado de 4,3 L/100 km (cerca de 23,2 km/l) conforme dados oficiais, proporciona uma autonomia próxima dos 340 km. A marca define a nova Bullet como uma motocicleta “para quem quer pilotar com propósito, sem pressa, com prazer e estilo”, sendo adequada tanto para o uso diário quanto para viagens.

Desde seu lançamento em 1932, a Royal Enfield Bullet tem simbolizado resistência e autenticidade. A nova Bullet 650 amplia esse legado, unindo o design histórico a um conjunto técnico significativamente mais moderno e potente. Fabricada na Índia, a motocicleta será exportada globalmente a partir do primeiro trimestre de 2026.

Ficha técnica – Royal Enfield Bullet 650

Especificação Detalhes
Motor Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, 648 cm³, SOHC, 8 válvulas, refrigeração a ar e óleo
Potência máxima 47 cv (34,6 kW) a 7.250 rpm
Torque máximo 5,3 kgfm a 5.650 rpm
Transmissão 6 marchas, embreagem deslizante e assistida
Chassi Tubular de aço duplo
Suspensão dianteira Garfo Showa SFF-BP invertido de 43 mm, curso de 120 mm
Suspensão traseira Duplos amortecedores com reservatório, curso de 100 mm
Freios Disco dianteiro de 320 mm e traseiro de 300 mm, ABS de 2 canais
Pneus (Diant./Tras.) 100/90 R19; 140/70 R18
Peso em ordem de marcha 243 kg
Altura do assento 800 mm
Tanque de combustível 14,8 litros
Distância entre eixos 1.475 mm
Consumo médio 4,3 L/100 km (23,2 km/l)
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