A BMW Motorrad confirmou oficialmente o início da produção nacional da R 1300 RT, uma das motocicletas mais sofisticadas do seu catálogo. O anúncio foi feito durante o Motorrad Fest, um evento que celebrou os 102 anos da marca no universo das duas rodas, realizado em Campos do Jordão (SP), no final de setembro.
Essa novidade representa um passo significativo para a operação brasileira, visto que a fabricação ocorrerá em Manaus (AM), na única fábrica de motocicletas da BMW Motorrad fora da Alemanha. A complexidade da R 1300 RT torna essa nacionalização um marco.
A apresentação do mockup
Um momento de destaque no evento foi a apresentação da primeira unidade “brasileira” da R 1300 RT. Contudo, o modelo exibido no palco era, na verdade, um mockup (ou “boneco”), uma réplica não funcional utilizada para treinamento da linha de montagem e preparação da equipe local, antecipando a produção definitiva.
Visualmente, o protótipo era similar à versão final, mas sua função era simular encaixes, acabamentos e procedimentos de fabricação. Por ser um mostruário de treinamento, ele estava com acabamentos crus, lisos e sem textura, e não possuía itens como os alto-falantes no painel. O número de chassi confirmava sua finalidade de demonstração. Não era funcional, estando sem fluidos e com o motor inoperante para facilitar o treinamento. O freio dianteiro estava montado, mas não operacional. Por essa razão, a motocicleta chegou e saiu do palco desligada.
Apesar de ser apenas um protótipo, a excelente notícia é a confirmação de que o modelo nacional será idêntico à versão europeia, com a expectativa de chegar ao mercado com um preço mais acessível devido à nacionalização.
Especificações e equipamentos da R 1300 RT
A nova BMW R 1300 RT faz parte da ofensiva de sete lançamentos anunciados pela BMW Motorrad para o início de 2025 no mercado brasileiro, que já inclui modelos como a R 1300 GS Adventure, S 1000 RR, C 400 X, F 900 R, R 12 e R 18.
Entre as confirmações sobre a R 1300 RT estão a motorização, que é a mesma da R 1300 GS, e equipamentos de série, como o controle adaptativo e dinâmico do chassi (suspensão eletrônica), sistema de som e painel com tela TFT de 12,25 polegadas.
O coração da motocicleta é o novo motor boxer de 1.300 cm³, o mais potente já empregado na linha RT. Ele é capaz de entregar 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,2 kgfm a 6.500 rpm.
Entre as inovações, destacam-se:
- Chassi e suspensão: Novo chassi com estrutura principal em aço estampado e subquadro de alumínio. Novas suspensões dianteira EVO Telelever, com elemento flexível, e traseira EVO Paralever.
- Rodas e eletrônica: Rodas mais leves (com redução de peso superior a 1,4 kg) e suspensão eletrônica de série. Há a opção do novo sistema Dynamic Chassis Adaption (DCA), que oferece dois perfis de pilotagem: um focado em conforto e outro em esportividade.
Foco no turismo de longa distância
A R 1300 RT mantém seu DNA voltado para o turismo, oferecendo soluções pensadas para longas viagens:
- Bagagem: Novo sistema de malas laterais com abertura elétrica de 27 litros (expansíveis para 33 litros com o sistema Vario), além de topcases com até 54 litros e encosto aquecido para o passageiro.
- Ergonomia: Ergonomia aprimorada com diversas opções de altura e regulagens para o assento, visando melhor adaptação do condutor e do garupa, e um novo triângulo ergonômico que posiciona o piloto mais à frente.
A moto traz três modos de pilotagem de série: “Rain”, “Road” e “Eco”. O pacote opcional “Riding Modes Pro” adiciona os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”, além da pré-seleção de modos. Outro recurso notável é o novo sistema Automated Shift Assistant (ASA), que automatiza a operação da embreagem e as trocas de marcha, mas também permite o uso em modo manual. Tanto o ASA quanto o câmbio mecânico possuem 6 marchas. A transmissão que será utilizada no modelo nacional ainda será confirmada, embora a R 1300 GS nacional já ofereça essa opção.
Tecnologia e conectividade
A configuração europeia da R 1300 RT dispõe de farol full-LED de série, com a opção do Headlight Pro, que integra farol adaptativo com compensação de inclinação e modos de iluminação adaptativos para diferentes velocidades.
O pacote eletrônico padrão inclui controle de cruzeiro dinâmico (DCC) com função de frenagem. Opcionalmente, pode ser adicionado o Riding Assistant, que expande os recursos com:
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
- Alerta de colisão frontal e traseira.
- Alerta de mudança de faixa.
- Monitor de ponto cego.
O painel é uma tela TFT de 10,25 polegadas, que conta com navegação por mapa integrada, um novo hub de conectividade e um compartimento ventilado com carregador USB-C para smartphone. Um novo sistema de áudio, com a opção Audio Pro, complementa os recursos para otimizar as viagens.
A nova R 1300 RT é oferecida no mercado europeu em quatro versões: Alpine White (básica), Triple Black, Impulse (em azul metálico Racing Blue) e a exclusiva Option 719 Camargue (em Blue Ridge Mountain metálico).