A eletrificação chegou com força total ao mercado de veículos, abrangendo tanto carros quanto motocicletas. A Honda aproveitou o EICMA (maior salão de motos do mundo, realizado na Itália, de 7 a 10 de novembro) para apresentar dois modelos elétricos conceituais que são totalmente livres de emissão de poluentes.
Esses conceitos, denominados EV Fun e EV Urban, fazem parte da estratégia ambiciosa da Honda para atingir a neutralidade de carbono. O fabricante tem como meta alcançar esse objetivo para toda a sua gama de motocicletas até a década de 2040 e para a totalidade da empresa até 2050. A expectativa é que ambos os modelos entrem em produção nos próximos anos.
EV Fun: desempenho esportivo e design futurista
Com um nome sugestivo, a motocicleta EV Fun Concept sinaliza a entrada da Honda no segmento de modelos esportivos elétricos. Trata-se de uma naked equipada com bateria fixa, projetada para entregar um desempenho equivalente ao de um modelo de médio porte com motor a combustão interna. A versão de produção dessa moto está prevista para ser lançada no mercado já no próximo ano.
Design e características da EV Fun
A EV Fun exibe um visual que parece ter saído de filmes de ficção científica, com um design totalmente não convencional. Destacam-se os painéis geométricos e o estilo marcante do conjunto de farol e lanterna.
Apesar de ainda ser uma versão conceitual, os componentes de freios e suspensões sugerem que estão em fase final de desenvolvimento, indicando que a moto está pronta para ganhar as linhas de produção e as ruas.
Autonomia e carregamento
Embora a marca não tenha revelado maiores detalhes técnicos, foi confirmado que a EV Fun terá um alcance puramente elétrico de até 100 quilômetros. Além disso, o modelo suportará o sistema de carregamento rápido CCS2.
EV Urban: foco na mobilidade e no conforto de pilotagem
A EV Urban é o conceito da Honda focado na mobilidade elétrica limpa para o cotidiano. Ela foi projetada para ser uma Maxi Scooter e, assim como a EV Fun, ainda está na fase conceitual, sem que detalhes técnicos tenham sido divulgados.
Um ponto de design notável da EV Urban é o posicionamento da bateria acima do estribo. Essa solução permite que o condutor apoie os pés nos pedais, de forma semelhante ao que ocorre em motocicletas convencionais, em vez de usar o assoalho, que é comum em scooters.